sexta-feira, 6 de julho de 2012

Liberdade é o meu destino.

Quem movimenta a esfera celeste?

Quem harmoniza o mundo?

Quem determina a sorte dos mortais?

Lendo o livro Filosofando, capítulo 25, que fala sobre a liberdade, conheci um pouco mais de mitologia grega. A mitologia é algo tão presente na atualidade. Diversas vezes utilizamos expressões responsáveis por nos direcionar a ideia de destino. Dizemos: “seu Deus quiser isso vai acontecer”. "Tenha fé, tudo ocorrerá bem”. “Isso é apenas um momento de dificuldade e de aperfeiçoamento do ser humano”. Nosso destino apesar de não ser visualizado na plenitude se comporta como uma possibilidade de premonição plena. Ler sobre a Grécia sempre ajuda-me a depurar meus escritos. Ler sobre a Grécia Antiga é um retorno de ordem reflexiva muito interessante. O trecho que destaco, hoje, é sobre o destino.

As Moiras, as deusas do destino humano. Eram três: Cloto, a que tece os fios dos destinos humanos; Láquesis, a que põe o fio no fuso e Átropos, a que corta impiedosamente o fio que mede a vida de cada mortal. Observamos mais um tripé de coerência mítica para explanar a nossa vida.


Se fizermos uma inferência nessa passagem mítica, observaremos que vidas na nossa sociedade pode seguir este padrão. Tecemos os fios dos nossos destinos e somos tecidos. Colocamos o fio no fuso da humanidade e a humanidade põe o fio no fuso da nossa existência. Cortamos o fio que mede a vida dos mortais e também temos os nossos fios cortados. Será que construímos a essência dessas três deusas do destino. Será que somos responsáveis pelo o nosso destino? Ou seria melhor atribuir a força do destino a uma esfera exterior? Lendo o capítulo do livro mencionado realizei algumas anotações e sumarizei as algumas frases.  Tive a curiosidade de definir liberdade. Na curiosidade de entender liberdade, cheguei a seguinte indagação: Qual é a verdade da liberdade?


Cheguei a seguinte composição:

Liberdade é consciência.
Liberdade é autonomia.
Liberdade é ilusão.
Liberdade é contingência.
Liberdade é necessidade.
Liberdade é existência.
Liberdade é construção.
Liberdade é mito.
Liberdade é ciência.
Liberdade é destino.
Liberdade é divino.
Liberdade é prisão.
Liberdade é domínio de si.
Liberdade é individual.
Liberdade é coletivo.
Liberdade é exercício.
Liberdade é ação.
Liberdade é decisão.
Liberdade é liberdade.
Liberdade é autoconservação.
Liberdade é conhecimento.
Liberdade é transcendência.
Liberdade é algo que ainda não sei.
Liberdade é uma verdade?
Liberdade é uma possibilidade e uma condição de crescimento.  
Concordei e discordei das deusas do destino. Mas se elas teceram meu destino já esperavam essa concordância e discordância simultânea. Pois se elas são responsáveis pelo destino, são também responsáveis pela liberdade humana.
Liberdade é um mistério.


E para finalizar, ouça o que você quer saber de verdade.

 

Postado por Alan Nascimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário